SONS QUE CRIAM DESENHOS ANIMADOS

click here for english version

#wecando TOPCASES

Cliques, goles, grunhidos, barulhos feitos com a boca ou imitando bichos são exemplos de como alguns sons para desenhos são feitos. Gravamos sons de apitos, instrumentos, brinquedos e qualquer outro tipo de material. Então, usamos o computador para acelerar, distorcer, criar formas e sons diferentes que são usados tanto na criação da personalidade de personagem como em um movimento ou uma ação.

A criatividade é o ponto principal quando fazemos sons para desenhos, já que muitas vezes são os sons que tornam o desenho engraçado e envolvente.

Alguns desses sons são criados para nos remeter a alguma sensação e lembrança. Veja o novo filme da Pixar, ele possui um trabalho de som muito interessante.Os sons são criados para mostrar sentimentos humanos, memória, felicidade, raiva e medo. Clique abaixo para ver alguns exemplos.

Inside Out - ALL Clips (Sneak Peek)

Um pouco de História

Os primeiros sons criados para desenhos eram feitos por máquinas e instrumentos musicais para produzir esses efeitos sonoros, já que era muito difícil o controle e os equipamentos de gravação não eram nada flexíveis naquela época.  Assim, a utilização das máquinas e instrumentos específicos acabavam sendo a forma um pouco mais controlada de se conseguir uma sincronia e uma qualidade de som aceitável.

Ouça esses sons, dúvido que não se lembre da imagem

O sons criam lembranças, sons ficam gravados em nossas cabeças.

Lembro-me que, quando eu era criança, assistia os desenhos animados do papa-leguas. Esperava ansioso a queda do Coyote. Entre a queda e o grito de “ehhhh”, existia um grande silêncio, que fazia com que a queda parecesse ainda maior antes da explosão de quando batia no chão.

Ao editar som para desenhos animados as coisas são mais engraçadas quando utilizamos movimentos exagerados, pancadas e travessuras. Uma animação, parece inacabada sem o som, falta uma parte da história.

A Disney foi uma das primeiras a utilizar instrumentos musicais em ações dos personagens. Um exemplo é quando alguém bate numa parede certamente terá um timpano fazendo boooing, ou um prato de bateria para indicar essa pancada!!!!  Sons muito utilizados até hoje,

Sons e desenhos clássicos

Pica Pau e as cataratas

Quero fazer um desafio: veja acima um clássico do pica pau, apenas um monte de vozes gritando repetidamente, e não ria! Impossível!
Também tente ver essa imagem sem som……não tem como!!! O som vem na nossa cabeça, mesmo sem ouvirmos nada!

Existem alguns sons que se tornaram clássicos em desenhos: os “booings”, “varoop”, “waaheep” ,”yelp”,”glup”,etc (soam exatamente como digitados).

Um exemplo é nos Flintstones o som dos pés enquanto estavam acelerando seu carro, ou o xylophone quando o Fred anda na ponta dos pês para jogar boliche ou a nave espacial e a campainha dos Jetsons. Esses tornaram marcas dos desenhos de Hanna – Barbera

Já os “pleins” dos acertos bigorna que viraram uma marca dos desenhos da Warner Bros.

Já percebeu que enquanto você lia todos essas imagens vieram na sua cabeça?
Como o som cria marcas?

#wecando MAKING OF

CRIANDO EFEITOS PARA DESENHOS

Alguns instrumentos para criar clássicos efeitos para desenhos animados

Algumas idéias de como sons podem ser criados criativamente:

-asas de morcego – abrir e fechar guarda chuva e cortando a baixa frequência,

– guarda chuva aberto rapidamente consegue-se um bom som de paraquedas.

-ossos quebrando: cortar Aipo ou cenouras de preferência congelados

– som de passos em grama – amassando fitas K-7

-peixes nadando – molhe bastante um jornal e mova ele com a mão

– cortando um braço – rasgar repolho

Criando efeitos e ambientação

Vou mostrar para você um exemplo de criação de efeitos para desenho animado. A animação é um papel completamente em branco para o som, se cria um universo completamente novo.

Esse é um desenho que se chama Mansão Maluca do Professor Ambrosio, produzido pela Tortuga Studios(saiba mais)

Aqui mostramos em algumas fases o processo criativo de som. No primeiro vídeo podemos ver o desenho com o som finalizado com trilha sonora, efeitos e as vozes. Já no segundo ouvimos apenas os efeitos, foleys e ambientes.

As vozes são gravadas antes da animação ser feita em um processo que chamamos de voz original  (aprofundaremos em um novo tópico em breve). As vozes são gravadas com todos os atores dentro do estúdio antes da animação ser feita.  Assim existe uma interatividade dos atores, criando mais vidas para os personagens.

Depois de pronta a animação vamos para o processo de pós produção onde ambientamos toda a cena. No exemplo tudo ocorre embaixo d’água em uma caverna submersa.

Aqui criamos os movimentos de cena (foleys) e os efeitos para criar dramaticidade e no caso de desenhos também criar graça. Somente no fim as vozes são inseridas dentro dessa ambientação, fazendo parte da cena. Veja no ultimo vídeo como ambientar e controlar as vozes de desenhos animados.

MANSÃO MALUCA DO PROF AMBROSIO MIXAGEM

Mixado vozes, efeitos e trilha sonora

MANSAO MALUCA SO EFEITOS

Somente efeitos e ambientes

DESENHO ANIMADO DIALOGO MANSAO MALUCA DIAL SESSAO PRO TOOLS

Veja como ambientar vozes, coloca-las dentro de uma cena criando autênticidade e dramaticidade para um desenho animado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s