O QUE USAR NO MASTER?

click here for english version

#wecando MAKING OF

MASTER BUS CHAIN FOR MOVIES

Algumas pessoas me perguntam o que eu uso no meu “master bus”. Uma das coisas que eu uso correntemente é  a distorção.

Ela adiciona tonalidade, timbragem, e na minha concepção ajuda inclusive a adicionar impacto.

Existem alguns plugins que eu utilizo dependendo da mixagem, pois  cada um deles me fornece algumas características próprias que funcionam melhor dependendo do projeto que estou trabalhando.

Para me proporcionar um som “cheio” no médio grave eu as vezes uso o botão de “warmth” do compressor da  Sonnox, sem usar o compressor.

Um efeito semelhante é o Inflator, também da Sonnox, mas gosto de usá-lo um pouco mais para as altas frequências. Uma característica legal no inflator é que você tem mais controle de timbres utilizando a “curva” do efeito.

Às vezes eu uso uma pequena quantidade de ambos, ou seja, uso “warmth” para dar mais tamanho no médio grave e o inflador para dar mais definição e punch no médio agudo.

Se a minha mix precisa de mais clareza, o Saturation knob da Softube tem um timbre um pouco mais brilhante do que os plugins Sonnox. Esse plugin inclusive é de graça e dá uma clareza impressionante para a altas frequências, na minha opinião.

E o último, mas não menos importante – o phoenix da Cranesong, que dá uma “coloração” bem característica emulando uma série de distorções de fitas (tape machines).

Distorção é uma ótima funcionalidade, mas precisamos tomar cuidado para não usá-la excessivamente. Entretanto, uma coloração desse tipo sempre é bem vinda no meu som.