COMO SONS APARECEREM EM MIXES COMPLEXAS

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#wecando TOPCASES

Para criar o som de uma arma sci-fi (futurista) você precisa ter as seguintes partes principais:

• Corpo – tiro real
• Mecânica – sons de ação, gatilho, parafusos, etc
• Bass (Punch) – camada de baixa frequência para dar “peso” e “poder” para a arma

Apesar de parecer limitado para o nosso assunto, tal estrutura proporciona uma boa espinha dorsal para a concepção de qualquer arma futurista.

No entanto, ele pode ser expandido para uma lista mais ampla de possíveis elementos para acomodar melhor o realismo e singularidade(criando seu próprio som). E alguns sons se tornam característicos de cada arma, e o podem torna-la única para seu personagem.

Idéias de elementos sonoros de uma arma sci-fi :

• Sensores de ativação (segurança on / off) – varredura sons, confirmação ou negação sons
• retráteis / sons que se desenrolam – cliques metálicos, servos, sons eletrônicos
• Inteligentcia e visão – a digitalização de inimigos através de um visor / escopo, sons zoom, mira laser
• Recarregador – muitas vezes usado para grandes, armas disparando lenta
• Descarga de energia – este é um dos elementos-chave de uma arma. Pode ser qualquer matéria ou um projétil pesado, dependendo de um conceito, mas as possibilidades são infinitas.
Descarga eletromagnética, eletricidade, fogo, azoto líquido, plasma frio, vigas de corte e muitos mais
• Gerenciamento de calor – sons de superaquecimento, a sobrecarga no momento da alta, insuficiência
• Rotação de barris – acelerar, abrandar

asoundeffect.com

TRANSIENTE EM FOLEYS COM SONNOX OXFORD  ENVOLUTION

Foley é uma parte muito importante para qualquer longa metragem, ele dá veracidade e movimento para as cenas.

Mas como faze-los aparecer em suas mixes densas, com trilhas e efeitos competindo?

A melhor forma é acentuar seus transientes. Assim eles vão atravessar sua mix sem que tenha que dar mais volume. Mesmo em mixes densas cheias de efeitos trilha.

Esses transientes permitem que você identifique melhor os foleys sem prejudicar o diálogo, que é tão importante nos filmes, vou mostrar uma técnica para acentuar os transientes dos foleys para vocês em uma animação que se chama o show da Luna da TV Pinguim, é o desenho mais visto da Discovery kids no Brasil, e toda pós produção feita aqui na WeCanDo Audio post.

Existem alguns plugins para acentuação de transientes, mas o envolution da Sonnox acho um dos mais interessantes por permitir isolar algumas frequências para acentua-las. veja como:

Tenho o envolution no meu auxiliar onde estão indo todos os meus Foleys.

Apenas clique no botão de frequência, aqui puxar um pouco mais das frequências médias para acentuar os Foleys e assim fazer o som aparecer mais sem incomodar os outros elementos da sua mixagem e puxe ele mais com o botão dos transientes.

Dá pra ver no Envelope Scope o que estamos puxando, o Transiente vem marcado com amarelo.

Dá pra ouvir apenas o que você está acentuando com o botão off.

O botão de attack é usado para detecta a velocidade do transiente, no caso dos nossos foleys, o hold permite que tenha mais sustain, nesse caso vamos deixar ele rápido, assim como o release, pois queremos acentuar principalmente a parte inicial no nosso som (os transientes).
O botão de sensibilidade vai detectar o quantos transientes mais baixos serão acentuados ou não!

Vamos ouvir na mix como funciona com e sem a acentuação de transientes, veja como eles ficam mais presentes sem aumentar o volume, ouça com e
sem o plugin no vídeo acima (clique na imagem para ver o vídeo