COMO DIRECIONAR O SOM

click here for english version

#wecando TOPCASES

Você sabe que é possível focar o som? Como dizer e mostrar para seu espectador o que quer contar da história?

Veja nesse exemplo do filme o Resgate do soldado Ryan na sequência inicial da praia, quando os efeitos aparecem o torna especial e chamam atenção, principalmente, por serem poucos efeitos que ouvimos durante momentos-chave.

Perceba o crescimento dramático em escolher momentos sonoros e criar atenção do seu espectador para aquele momento.

Focusing Effects - Saving Private Ryan - Omaha Beach Scene

clique na imagem para ver o vídeo

#wecando MAKING OF

Não existe uma forma melhor do que criar ambientes e efeitos do que gravando. isso mesmo, como editores de som e sound designers, nosso maior desafio é ter o som perfeito para cada cena. E como fazer isso?

Justamente captando, editando, juntando com novos elementos, criando novos sons e novas circunstâncias.

Nossos ouvidos junto com nosso cérebro nos enganam muitas vezes, pois ele seleciona algumas coisas para ouvirmos. Nos acostumamos com o ambiente que estamos inserido, pense por exemplo em um ar condicionado, só percebemos o som de que ele está ligado quando desligamos.

Esse foi o mesmo exemplo dado anteriormente no filme o Resgate do Soldado Ryan. Induzirmos nosso pensamento.

E nada melhor do que gravar efeitos e transformá-los em nossa história.  Esse tipo de gravação chamamos de Field Recording.

Nesse exemplo são gravações para o filme PARATODOS – de Marcelo Mesquita. Onde estamos captando efeitos na raia olímpica da USP contando um pouco sobre a história da paracanoagem.

É isso que temos que fazer, sair por ai gravando e somente assim descobrimos novos sons.