COMO CRIAR REVERBERAÇÕES

click here for english version

#wecando TOPCASES

Como criar novos reverberes

Gravar seus próprios IRs (impulse Response)  significa que você pode samplear (copiar) e aplicar o reverb encontrado em lugares que você gravou em qualquer outro som gravado em estúdio.

Isso significa que você pode colocar o diálogo no local exato onde uma cena do filme foi captada.

Para gravar um Reverb Real ( IR – impulse response) siga as dicas:

– Encontre um local, dentro da mesma sala. Existem reverberações diferentes, encontre dentro da sala o sweet spot.

Jogar o arquivo de varredura de frequências (sweep) e capte esse sinal com um microfone.

– Abra o plug-in Altiverb, selecione Altiverb “Importar IR”. O Altiverb irá recriar automáticamente um Impulse response a partir desse sweep gravado no local.

#wecando MAKING OF

DIALOG TREATMENT - REVERBS

Hoje vou falar sobre alguns tratamentos de diálogo.

Uma coisa que eu gosto de usar é a reverberação em diálogos. Hoje vamos falar de um filme de comédia que acabamos de fazer a pós produção de som, que se chama ” Amor no Divã” da Tortuga Studios, com direção do Alexandre Reineck.

Usamos 2 reverbs básicos no de diálogo! O primeiro um Altiverb indo apenas para a caixa de centro (que dá profundidade) e um Phoenix reverb indo para o LCR para dar “tamanho”.

O reverb Phonenix no LCR  usamos o pan um pouco mais fechados de aproximadamente 20 por cento, para dar mais foco ao som. O pan é muito importante para você dar o tamanho “certo” para o som. E parecer que o som é correspondente ao que se vê na tela.

Se você utilizar um pan completamente aberto esquerdo e direito você terá um som maior! Mas com menos foco – lembre-se que o foco é muito importante e necessário para um diálogo! Mas use essa técnica para muitos outras ideias!

Anúncios