COMO CRIAR EFEITOS EM DIÁLOGOS

click here for english version

#wecando TOPCASES

Existem muitas formas de se contar histórias, e uma das mais versáteis é o uso de nossas vozes! Conseguimos fazer incríveis sons com nossas a manipulação de nossas vozes.

O som do R2-D2 (Star-wars) é um exemplo disso! Criado através da junção de sons eletrônicos com vozes sintetizadas e manipuladas. A voz é gravada e colocada em um “samples” onde ela vira um instrumento musical e em um teclado controlador onde pode-se manipular afinação, e efeitos em tempo real.

Vocoder é um tipo de efeito muito usado. O Vocoder ( “voz + codificar”) é um instrumento que sintetiza a voz humana. Ele funciona como um codificador vocal.  O vocoder foi introduzido nos anos de 1930, originalmente
para telecomunicações, codificando as vozes para uma transmissão eletrônica  tornando a uma comunicação de rádio segura e protegida, em que a voz tem que ser digitalizada, criptografada e, então, transmitida. Hoje usamos como efeitos sonoros e manipulação de vozes, veja os exemplos acima!

#wecando MAKING OF

FXS DIAL DELAY FXS

Quero mostrar para você como criar efeitos em diálogos, nos colocando na posição de primeira pessoa e nos induzindo a mesma sensação do personagem. Aqui temos 2 cenas do filme “Chatô, o Rei do Brasil. Na primeira, vemos que o personagem principal está tendo alucinações.

Para criar esse efeito utilizamos um delay com repetições diferentes e modulações diversas, para todos os lados, justamente para ajudar a contar a história de um problema de saúde.
Usamos o delay da Eventide H3000 com automações de mandadas para enfatizar o efeito principalmente no final das frases!

FXS DIAL FLANGER FXS

 Já no segundo vídeo,  o personagem principal está em uma cama de hospital, não vemos o personagem, mas com a recriação do som conseguimos perceber  que estamos em primeira pessoa. Esse efeito é cria dimensão e profundidade, nos sentimos dentro da cena, dentro do personagem. Usamos aqui 1 plugin principal: um flanger com uma oscilação lenta – o flanger é um efeito que usa 2 fontes sonoras iguais com atrasos, criando o que chamamos de comb filter, onde existem picos de sons, e vales onde o som se cancela! Foi o mesmo efeito usado na voz do Darth Vader. Neste exemplo,  criamos uma espacialidade e uma imagem maior das vozes utilizamos equalizações e um harmonizer (efeitos utilizando pitch shifts muito pequenos)

Anúncios